VERIFICAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO – SALÕES DE BELEZA

ATENÇÃO AO CONSUMIDOR

O perfil do consumidor brasileiro mudou, esta mais atendo a higiene do estabelecimento, procedimentos de higiene dos profissionais que prestam serviços na área de Beleza em geral.

PRESTADOR DE SERVIÇOS será responsabilizado por acidentes
causados aos seus consumidores, por exemplo:

- Alergias e ou intoxicações a produtos químicos utilizados na prestação de serviços, quando não forem realizados testes para verificar o nível de tolerância ao produto;
- Quando não utilizar equipamentos devidamente esterilizados ou descartável, que possam causar transmissão de doença como Aids, Hepatite B e C , Micoses, infecções, etc.

Todo cuidado é pouco quando se lida com o público, em especial quando o serviço prestado pode prejudicar a saúde do cliente e do profissional.

Prevenir doenças e promover a saúde é o dever de todos os órgãos de saúde pública, fabricantes, empresários e prestadores de serviços de embelezamento, disponibilizamos as normas de vigilância sanitária e de boas práticas no que se refere a instalações físicas, controle de produtos, medidas de higiene e limpeza e esterilização de materiais.
Os estabelecimentos, devem respeitar e se adequar a legislação sanitária vigente, seguindo as normas de boas práticas, para garantir ao profissional e a seus clientes, segurança e qualidade nos serviços que prestam, evitando riscos à saúde.

Todo estabelecimento deve ter um Manual de Rotinas e Procedimentos, que é um roteiro descritivo de cada serviço prestado, mostrando o passo a passo e as recomendações sobre as atividades executadas.

O Manual deve abordar as rotinas de trabalho assim, na elaboração do Manual, recomenda-se enfocar procedimentos quanto a:

RAZÃO  SOCIAL__________________­­­­­­_______________________________
NOME FANTASIA________________________________________________
ENDEREÇO_____________________________________________________
CEP:___________FONE_____________E-MAIL_______________________
CNPJ__________________________________
RAMO DE ATIVIDADE ____________________________________________
Responsável pelo manual_________________________________________ 




Devem verificar:
Iluminação natural ou artificial adequada que permita a realização de procedimentos com segurança e boa condição visual;
Instalação elétrica suficiente para o número de equipamentos. Não utilize extensões ou benjamins (sobrecarga): é proibido ter fiação exposta para evitar curto circuito;
Ventilação natural ou artificial adequada que garanta um ambiente arejado;
Pisos e paredes com revestimentos que sejam laváveis, ou seja, resistentes a limpeza com água e sabão.
•Ralos devem ter condições de fechamento ou com tela milimétrica;
• Água encanada potável;
Ligação na rede de esgoto;
Mobiliários devem ter superfície lisa, não porosa;
Vestiário com armários para profissionais;
Banheiro para os funcionários, com pia, água corrente, sabão líquido e papel toalha;
•Pia exclusiva para limpeza de material como: alicates, espátulas de metal para unhas, escovas de cabelo, pentes, bacias, cubas e outros;
•Equipamentos adequados para a esterilização de material de metal como alicates, espátulas de metal para unhas e outros;
•Tanques para lavar os panos de limpeza e higienização;
•Banheiro para os clientes, com pia, água corrente, sabão líquido e papel toalha.
•Quando em centros comerciais, pode ser utilizado o sanitário destinado ao público, desde que esteja localizado nas proximidades;
• Organizar o lixo comum em saco plástico, separando-o do lixo de material reciclável.
• Tingimento ou relaxamento de cabelos;
• Depilação;
• Tratamento estético;
• Podologia.
• Cuidados com os instrumentos de trabalho: toalhas, pentes, escovas, esterilização de alicates e orientações relativas à higienização do ambiente de trabalho.

• Higienização do Ambiente - pisos e paredes, mobiliário e banheiros e
qual a periodicidade de cada um.
Higienização dos produtos em Geral - produtos cosméticos, toalhas, alicates, espátulas e outros.
Processos de Esterilização - tipos de esterilização e equipamentos.
Serviços - manicure, pedicuro e podólogo; cabeleireiro e barbeiro; depilação e esteticista;

HIGIENIZAÇÃO DO AMBIENTE

Pisos: é necessário a retirada imediata dos cabelos decorrentes do corte,a cada cliente.
Mobiliários: devem ser limpos com água e sabão ou detergente, por dentro e por fora.
Banheiro: devem ser limpos com água e sabão e feita a desinfecção do vaso sanitário com água sanitária.

PRODUTOS EM GERAL

Os produtos utilizados para embelezamento pertencem à categoria dos
cosméticos e são regulamentados pela ANVISA

Procure nos rótulos dos produtos as seguintes informações:


Nome do produto;
Marca;
Lote;
Prazo de validade;
Conteúdo;
País de origem;
Fabricante/importador;
Composição do produto;
Finalidade de uso do produto;
Produtos para clarear os pelos do corpo



Número de registro no Ministério da Saúde / ANVISA para os produtos indicados abaixo, Resolução ANVISA n. 79, de 28 de agosto de 2000:
Sabonete anti-séptico;
Xampu, condicionador e enxaguatório capilar anti-caspa;
Creme, gel e loção para a área dos olhos;
Tintura temporária, progressiva e permanente;
Enxaguatório colorante;
Produtos para clarear os cabelos (clareador, descolorante, oxigenada 10 a 40 volumes);
Produtos para ondular e alisar os cabelos;
Tônico, loção e máscara capilar;
Depilatório químico;
Produtos para clarear os pelos do corpo;


TOALHAS DE TECIDO OU DESCARTÁVEIS

• Devem estar lavadas e preferencialmente embaladas em saco plástico individualmente;
• Guardadas de forma organizada em local limpo, seco e arejado, podendo ser prateleira ou armário;
• Usar uma para cada procedimento, independente de ser o mesmo cliente;
• As sujas devem ser colocadas em local diferente das limpas, para evitar contaminação;

ALICATES, ESPÁTULAS E OUTROS MATERIAIS DE METAL

Devem ser lavados e escovados com sabão líquido, em água corrente abundante, ou lavadora ultrassônica a cada procedimento;
Em seguida, enxaguar, secar e acomodar o material em embalagem apropriada para o processo de esterilização;
Na embalagem deve constar a data de esterilização e o nome de quem preparou o material;
A embalagem deve ser sempre aberta na frente do(a) cliente.

Recomenda-se que cada profissional tenha no mínimo 06 (seis) jogos de alicate e espátula de metal, para garantir sua saúde e a de seu cliente.



VAPOR SATURADO / AUTOCLAVE

Os materiais de metal, depois de lavados, devem estar embalados e acomodados em embalagem que permita a passagem de vapor.

CALOR SECO / ESTUFA

•A temperatura para garantir a esterilização é de 170ºC por 1 hora ou 160º C por 2 horas.
Não pode ser aberta durante a esterilização. Quando isto ocorre, o processo de esterilização é interrompido.
• Os alicates, espátulas e outros instrumentos de metal esterilizados devem ser guardados, em local limpo e seco e constar na embalagem a data da esterilização.

MANICURE, PEDICURO E PODÓLOGO

O profissional deve:
Lavar as mãos antes de atender cada cliente;
Esterilizar os alicates, espátulas e outros instrumentos de metal;
Abrir a embalagem dos alicates, espátulas e outros instrumentos de metal na frente do cliente;
Retirar as toalhas da embalagem plástica na frente do cliente;
Manter o material de trabalho tipo algodão, esmaltes, removedor de esmalte e lixas novas, organizados em maletas ou gavetas;
Manter o algodão em pote com tampa;
Perguntar ao cliente se possui alguma alergia a esmalte ou outro produto a ser utilizado;
Jogar no lixo os materiais descartáveis ou de uso único, como algodão, lixas de unha, protetor de cuba e de bacia, lâminas etc.

Recomenda-se:
Colocar luvas descartáveis e só retirá-las quando concluir o serviço;
Borrifar álcool 70% nas unhas do cliente antes do procedimento para evitar infecções.
Concluído o serviço, deve:
Lavar as mãos após o atendimento de cada cliente;
Lavar e esterilizar todos os instrumentos utilizados ou não, pois mesmo sem uso, estarão contaminados e devem estar limpos e esterilizados para o próximo cliente;
Lavar as bacias e cubas com água e sabão líquido ou detergente após cada uso;
Colocar os instrumentos utilizados em caixa plástica lavável, sinalizada:
“Instrumentos Contaminados” e prepará-los para o processo de esterilização

CABELEIREIRO E BARBEIRO
O profissional deve:
Lavar as mãos antes de atender cada cliente;
Perguntar ao cliente se possui alguma alergia aos produtos que vai utilizar;
Manter as escovas e pentes em recipientes limpos e organizados;
Usar lâminas novas a cada cliente e descartá-las após o uso.
Usar luvas ao fazer uso de química.
Concluído o serviço, deve:
Lavar as mãos após atender cada cliente;
Limpar escovas e pentes, removendo os cabelos, após cada uso;
Lavar pentes, escovas e demais equipamentos utilizados, com água e sabão líquido ou detergente, após o uso em cada cliente;
Descartar as lâminas utilizadas em recipientes rígidos;
Retirar do chão os cabelos decorrentes do corte.

Produtos químicos à base de formol para escova progressiva estão proibidos, pois não possuem registro na ANVISA para esta finalidade. O formol é cancerígeno e provoca queimaduras na pele e mucosas, irritação nos olhos, podendo levar à cegueira, tanto o cabeleireiro quanto o cliente.

DEPILAÇÃO
Deve ter:
Local adequado e com privacidade;
Maca com superfície lisa e lavável que permita higienização;
Lençol de papel descartável que deverá ser trocado a cada nova cliente;
Mesa auxiliar, com superfície lisa ou lavável, para a colocação dos produtos usados no ato da depilação como cremes, talco, cera e acessórios tipo pinça;
Lixeira com saco plástico e tampa para descarte da cera usada.
O profissional deve:
Lavar as mãos antes e depois de atender cada cliente;
Utilizar pinça descartável ou esterilizada a cada cliente;
Trocar o lençol descartável a cada cliente;
Usar cera de depilação que traga no rótulo identificação do produto,
procedência, validade e número de registro no Ministério da Saúde ou ANVISA.

A cera de depilação nunca deve ser reutilizada

ESTETICISTA
São os procedimentos não invasivos como a limpeza de pele, drenagem linfática, estimulação russa e bronzeamento artificial a jato, e devem:
Ser realizados por esteticistas cujo certificado de qualificação deve estar afixado em local visível no estabelecimento;
Usar produtos que contenham no rótulo: registro na  ANVISA;
Usar produtos manipulados em farmácias só quando devidamente prescrito por médico, especificamente para o cliente;
Possuir manual de instrução dos aparelhos, notificação de isenção de Registro no Ministério da Saúde / ANVISA e manutenção do aparelho conforme orientação do fabricante.

Procedimentos ou atividades de mesoterapia, dermoabrasão, depilação definitiva a laser, peeling, aplicação de botox e preenchimento de rugas com ácidos, só podem ser executados em estabelecimentos sob responsabilidade médica.

“Todos esses cuidados são para evitar doenças como sarna, piolho,
dermatites, micoses e até tétano, hepatite C e HIV”.