ATENÇÃO AO CONSUMIDOR
O perfil do consumidor brasileiro mudou, esta mais atendo a higiene do estabelecimento, procedimentos de higiene dos profissionais que prestam serviços na área de Beleza em geral.
PRESTADOR DE SERVIÇOS será responsabilizado por acidentes
causados aos seus consumidores, por exemplo:
- Alergias e ou intoxicações a produtos químicos utilizados na prestação de serviços, quando não forem realizados testes para verificar o nível de tolerância ao produto;
- Quando não utilizar equipamentos devidamente esterilizados ou descartável, que possam causar transmissão de doença como Aids, Hepatite B e C , Micoses, infecções, etc.
Todo cuidado é pouco quando se lida com o público, em especial quando o serviço prestado pode prejudicar a saúde do cliente e do profissional.
Prevenir doenças e promover a saúde é o dever de todos os órgãos de saúde pública, fabricantes, empresários e prestadores de serviços de embelezamento, disponibilizamos as normas de vigilância sanitária e de boas práticas no que se refere a instalações físicas, controle de produtos, medidas de higiene e limpeza e esterilização de materiais.
Os estabelecimentos, devem respeitar e se adequar a legislação sanitária vigente, seguindo as normas de boas práticas, para garantir ao profissional e a seus clientes, segurança e qualidade nos serviços que prestam, evitando riscos à saúde.
Todo estabelecimento deve ter um Manual de Rotinas e Procedimentos, que é um roteiro descritivo de cada serviço prestado, mostrando o passo a passo e as recomendações sobre as atividades executadas.
O Manual deve abordar as rotinas de trabalho assim, na elaboração do Manual, recomenda-se enfocar procedimentos quanto a:
RAZÃO SOCIAL_________________________________________________
NOME FANTASIA________________________________________________
ENDEREÇO_____________________________________________________
CEP:___________FONE_____________E-MAIL_______________________
CNPJ__________________________________
RAMO DE ATIVIDADE ____________________________________________
Responsável pelo manual_________________________________________
Este folheto tem como objetivo básico servir como modelo para elaboração do Manual de Boas Práticas de Manipulação.
É a descrição generalizada das atividades e da estrutura do estabelecimento farmacêutico. Sendo obrigatório, conforme Portaria SVS/MS 344/98 para a concessão da Autorização Especial de Funcionamento e Resolução RDC 33/00.
ConteúdoSugestão de ordenação de conteúdo.
I. Identificação do estabelecimento
1.1 Nome e endereço do estabelecimento
1.2 Nome e registro do responsável técnico
II. Objetivos do estabelecimento
III. Objetivo do Manual
IV. Referências
Regulamentação utilizada como referência para o desenvolvimento deste Manual
V. Definições adotadas para efeito deste Manual
VI. Abrangência
Este Manual de BPM se aplica:
- Manipulação de fórmulas oficinais e magistrais
- Manipulação de produtos estéreis
- Manipulação de preparações homeopáticas
VII. Estrutura Física - Instalações
Áreas
- Instalações : metragem, materiais
- Caracteristicas
- Layout / Planta baixa (cópia)
- Equipamentos, utensílios, acdessórios
- Uso
- Manutenção
- Aferição / Calibração / Verificação
- Limpeza e sanitização de cada área específica
- Programa de desratização e desinsetização
- Caixa d'água
- Sistema de exaustão / ventilação
- Segurança coletiva
VIII. Estrutura Organizacional
Pessoal
- Organograma
- Responsabilidades e atribuições
- Treinamentos
- Saúde, segurança, higiene, vestuáriuo e conduta
IX. Fluxograma
Da entrada de materiais e matéria primas à saída do produto / medicamento acabado, descrever sucintamente o fluxo -
etapas de produção.
9.1 Manipulação de formas farmacêuticas
Metodologia utilizada para a manipulação de todas as formas farnmacêuticas, segundo as técnicas farmacopéicas.
X. Garantia de Qualidade
- Descrever funções, responsabilidades, modo de atuação e objetivos
- Controle do processo de manipulação
XI. Classificação de resíduos da farmácia
- Destino dos medicamentos manipulados não retirados ou vencidos
- Destino das substâncias vencidas
XII. Documentação
Descrever sucintamente a documentação (tipos) envolvida nas atividades desenvolvidas
- Notificações de receita
- Registro de reclamações
- Livros de controle
- Balanços
- Registro de manipulação
- Sobras de materiais
- Análises
- Outros
XIII. Referências Bibliográficas
Observação
- Especificar os itens que se aplicam a sua farmácia e incluir as particularidades definidas acima em função da realidade da empresa
Elaboração
- Unidade de Vigilância em Saúde - Setor medicamento
Modelo de Procedimento Operacional Padrão (POP)
É a forma especificada de executar uma atividade - descrição de todas rotinas do estabelecimento que possa ser utilizado pelo pessoal / funcionários, seja ele interno ou externo ao setor - documento do tipo "como fazaer".
"Instruções para eleboração de Procedimentos Operacionais Padronizados" - Itens Básicos dos Procedimentos
Nome da Empresa | Procedimento Técnico | Folha: 01/ |
Título | Revisão: 00 |
1 - Objetivo 2 - Responsabilidade e área ou setor envolvido- Descrição sucinta da finalidade do POP 3 - Definições - Para palavras, expressões ou critérios presentes no texto, necessários para seu correto entendimento 4 - Equipamentos, materiais, utensílios e matérias primas 5 - Padrões de Segurança / Precauções - Especificando seu caráter em relação aos manipuladores, equipamentos, produtos e/ou materiais 6 - Preparação dos Equipamentos, utensílios e da área de trabalho 7 - Descrição do procedimento - Passo a passo em etapas tipo fluxograma 8 - Anexos - Registros, planilhas, formulários, etc 9 - Referências - Qualquer outra fonte de informações 10 - Histórico - Modificações com relação a edição anterior - revisões |
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