MANUAL DE ROTINAS E PROCEDIMENTOS P/ CONSULTÓRIOS MÉDICOS

ATENÇÃO AO CONSUMIDOR

O perfil do consumidor brasileiro mudou, esta mais atendo a higiene do estabelecimento, procedimentos de higiene dos profissionais que prestam serviços na área de Beleza em geral.

PRESTADOR DE SERVIÇOS será responsabilizado por acidentes
causados aos seus consumidores, por exemplo:

- Alergias e ou intoxicações a produtos químicos utilizados na prestação de serviços, quando não forem realizados testes para verificar o nível de tolerância ao produto;
- Quando não utilizar equipamentos devidamente esterilizados ou descartável, que possam causar transmissão de doença como Aids, Hepatite B e C , Micoses, infecções, etc.

Todo cuidado é pouco quando se lida com o público, em especial quando o serviço prestado pode prejudicar a saúde do cliente e do profissional.

Prevenir doenças e promover a saúde é o dever de todos os órgãos de saúde pública, fabricantes, empresários e prestadores de serviços de embelezamento, disponibilizamos as normas de vigilância sanitária e de boas práticas no que se refere a instalações físicas, controle de produtos, medidas de higiene e limpeza e esterilização de materiais.
Os estabelecimentos, devem respeitar e se adequar a legislação sanitária vigente, seguindo as normas de boas práticas, para garantir ao profissional e a seus clientes, segurança e qualidade nos serviços que prestam, evitando riscos à saúde.

Todo estabelecimento deve ter um Manual de Rotinas e Procedimentos, que é um roteiro descritivo de cada serviço prestado, mostrando o passo a passo e as recomendações sobre as atividades executadas.

O Manual deve abordar as rotinas de trabalho assim, na elaboração do Manual, recomenda-se enfocar procedimentos quanto a:

RAZÃO  SOCIAL__________________­­­­­­_______________________________
NOME FANTASIA________________________________________________
ENDEREÇO_____________________________________________________
CEP:___________FONE_____________E-MAIL_______________________
CNPJ__________________________________
RAMO DE ATIVIDADE ____________________________________________
Responsável pelo manual_________________________________________ 

Este folheto tem como objetivo básico servir como modelo para elaboração do Manual de Rotinas e procedimentos para Estabelecimentos de atendimento em saúde com e sem procedimentos invasivos (médicos, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, enfermeiro, estética, acupuntura, tatuaqgem, piercung, bronzeamento artificial, podólogos, terapias alternativas e outros)
Manual de Rotinas e Procedimentos
É a descrição generalizada dos procedimentos e atividades executadas em estabelecimentos Saúde, visando uma melhor conduta dos profissionais.
Para aprovação desta unidade, após a vistoria ‘’in loco’’ e adoção pelo serviço, conforme a Resolução SS-15, de 18-1-99 para concessão da Autorização Especial de funcionamento.
Apresentar junto a solicitação de licença de funcionamento inicial ou renovação, assinado e datado pelo Responsável Técnico.

I - Identificação do Estabelecimento
  • Nome e endereço do estabelecimento ou profissional autônomo
  • Nome e Registro no Conselho do Responsável Técnico
II - Objetivos do estabelecimento
  • descrição generalizada dos procedimentos e atividades executadas em estabelecimentos Saúde, visando uma melhor conduta dos profissionais.
III - Abrângencia
Este manual de Rotinas e Procedimentos se aplica:
  • Consultório médico de Diagnose e Terapias
  • Consultório médico para todas as especialidades sem procedimentos inavasivos.
  • Consultório médico para todas as especialidades com procedimentos inavasivos.
  • Clínica Médica do tipo I, II e III
  • Consultório de psicologia e outros
  • Consultório de fonoaudiologia com audiometria e impedânciometro e outros
  • Consultório de Fonoaudiologia sem exames
  • Clínica de Fisioterapia Reabilitação
  • Clínica de Fisioterapia sem Reabilitação
  • Clínica de Estética Corporal
  • Consultório de Terapias Alternativas
  • Consultório de Acupuntura
  • Estabelecimentos de colocação de Tatuagem, pirceing, bronzeamento artificial
  • Consultórios de podólogos
IV - Tipos de procedimentos realizados no local
V  - Esterilização
  • Equipamentos utilizados para a esterilização
  • Relação de tempo e temperatura utilizado na esterilização
  • Tipo de esterilização adotada ( químico, físico ou ambos)
  • Tipo de embalagem utilizada
  • Acondicionamento de materiais estéreis
  • Informar se é adotado algum tipo de controle de eficácia da esterilização ( químicos, fitas ou selos e biológicos) e se são assentados em livros
  • Observação do prazo de validade da esterilização
VI - Equipamentos utilizados
  • Número de instrumentais necessários para realização dos procedimento
  • relacionar equipamentos do local e manutenção anual e limpeza e desinfecção de área.
VII - Registro de pacientes
  • Modelo de ficha clínica ou livro registro de pacientes
  • Número de pacientes atendidos diariamente (agendamento)
VIII - Equipamentos de proteção individual
  • Tipos de equipamentos de proteção individual utilizado
IX - DESTINO DOS RESÍDUOS
  • Acondicionamento dos resíduos de saúde
  • Inscrição nas coleta de resíduos
  • O local onde são armazenados possui tampa

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