ATENÇÃO AO CONSUMIDOR
O perfil do consumidor brasileiro mudou, esta mais atendo a higiene do estabelecimento, procedimentos de higiene dos profissionais que prestam serviços na área de Beleza em geral.
PRESTADOR DE SERVIÇOS será responsabilizado por acidentes
causados aos seus consumidores, por exemplo:
- Alergias e ou intoxicações a produtos químicos utilizados na prestação de serviços, quando não forem realizados testes para verificar o nível de tolerância ao produto;
- Quando não utilizar equipamentos devidamente esterilizados ou descartável, que possam causar transmissão de doença como Aids, Hepatite B e C , Micoses, infecções, etc.
Todo cuidado é pouco quando se lida com o público, em especial quando o serviço prestado pode prejudicar a saúde do cliente e do profissional.
Prevenir doenças e promover a saúde é o dever de todos os órgãos de saúde pública, fabricantes, empresários e prestadores de serviços de embelezamento, disponibilizamos as normas de vigilância sanitária e de boas práticas no que se refere a instalações físicas, controle de produtos, medidas de higiene e limpeza e esterilização de materiais.
Os estabelecimentos, devem respeitar e se adequar a legislação sanitária vigente, seguindo as normas de boas práticas, para garantir ao profissional e a seus clientes, segurança e qualidade nos serviços que prestam, evitando riscos à saúde.
Todo estabelecimento deve ter um Manual de Rotinas e Procedimentos, que é um roteiro descritivo de cada serviço prestado, mostrando o passo a passo e as recomendações sobre as atividades executadas.
O Manual deve abordar as rotinas de trabalho assim, na elaboração do Manual, recomenda-se enfocar procedimentos quanto a:
RAZÃO SOCIAL_________________________________________________
NOME FANTASIA________________________________________________
ENDEREÇO_____________________________________________________
CEP:___________FONE_____________E-MAIL_______________________
CNPJ__________________________________
RAMO DE ATIVIDADE ____________________________________________
Responsável pelo manual_________________________________________ Este folheto tem como objetivo básico servir como modelo para elaboração do Manual de Boas Práticas de Dispensação
É a descrição generalizada das atividades e da estrutura do estabelecimento farmacêutico. Sendo obrigatório, conforme Resolução ANVISA n. 328/99.
ConteúdoSugestão de ordenação de conteúdo.
I. Identificação do estabelecimento
1.1 Nome e endereço do estabelecimento
1.2 Nome e registro do responsável técnico
II. Objetivos do estabelecimento
III. Objetivo do Manual
IV. Referências
Regulamentação utilizada como referência para o desenvolvimento deste Manual
V. Definições adotadas para efeito deste Manual
VI. Estrutura Física - Instalações
Áreas
- Instalações : metragem, materiais
- Caracteristicas
- Layout / Planta baixa (cópia)
- Equipamentos, utensílios, acessórios
- Limpeza e sanitização - controle integrado de pragas
- Segurança coletiva
VII. Estrutura Organizacional
Pessoal
- Organograma
- Responsabilidades e atribuições
- Treinamentos
- Saúde, segurança, higiene, vestuáriuo e conduta
VIII. Fluxograma
Da entrada à saída do produto / medicamento,descrever sucintamente o fluxo e a rotina quanto:
- Armazenamento / estocagem
- Conservação
- Dispensação:
- Medicamentos em geral
- Medicamentos sujeitos a controle especial
- Medicamentos vencidos:
- Medicamentos em geral
- Medicamentos sujeitos a controle especial
IX. Seriços farmacêuticos prestados
9.1 Aplicações de injetáveis.
a) Procedimentos
- Introdução
- Administração
- Controle
- Rotinas para aplicação de injetáveis
- Técnicas de lavagem das mãos (antissepsia)
- Injeções intramusculares (IM)
- Injeções subcutâneas (SC)
- Injeções intravenosas (IV)
b) Cuidados na aplicação de injetáveis
c) Materiais utilizados e descarte de pérfuro-cortantes
9.2 Pequenos Curativos
a) Procedimentos
- Rotinas para realização de pequenos curativos
- Técnicas de lavagem das mãos (antissepsia)
- Técnicas de biosseguraqnça
b) Materiais utilizados e descarte de pérfuro-cortantes
9.3 Inalação
a) Procedimentos
- Rotinas para inalação
- Técnicas de lavagem das mãos (antissepsia)
- Técnicas de higienização de material
9.4 Verificação de Temperatura e Pressão Arterial (PA)
a) Procedimentos
- Técnica preconizada para verificação da PA e temperatura
b) Aparelhos utilizados
- Calibração periódica e registros
9.5 Colocação de Brincos
a) Procedimentos
- Técnicas de lavagem das mãos
- Técnica de bioproteção
X. Classificação de resíduos da drogaria / farmácia9.1 Aplicações de injetáveis.
a) Procedimentos
- Introdução
- Administração
- Controle
- Rotinas para aplicação de injetáveis
- Técnicas de lavagem das mãos (antissepsia)
- Injeções intramusculares (IM)
- Injeções subcutâneas (SC)
- Injeções intravenosas (IV)
b) Cuidados na aplicação de injetáveis
c) Materiais utilizados e descarte de pérfuro-cortantes
9.2 Pequenos Curativos
a) Procedimentos
- Rotinas para realização de pequenos curativos
- Técnicas de lavagem das mãos (antissepsia)
- Técnicas de biosseguraqnça
b) Materiais utilizados e descarte de pérfuro-cortantes
9.3 Inalação
a) Procedimentos
- Rotinas para inalação
- Técnicas de lavagem das mãos (antissepsia)
- Técnicas de higienização de material
9.4 Verificação de Temperatura e Pressão Arterial (PA)
a) Procedimentos
- Técnica preconizada para verificação da PA e temperatura
b) Aparelhos utilizados
- Calibração periódica e registros
9.5 Colocação de Brincos
a) Procedimentos
- Técnicas de lavagem das mãos
- Técnica de bioproteção
XI. Documentação
Descrever sucintamente a documentação (tipos) envolvida nas atividades desenvolvidas
- Notificações de receita
- Registro de reclamações
- Livros de controle
- Balanços
- Outros
XII. Referências Bibliográficas
Observação
- Especificar os itens que se aplicam a sua drogaria / farmácia
Elaboração
- Unidade de Vigilância em Saúde - Setor Medicamento