BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO – ATIVIDADES DE ALIMENTAÇÃO

ATENÇÃO AO CONSUMIDOR

O perfil do consumidor brasileiro mudou, esta mais atendo a higiene do estabelecimento, procedimentos de higiene dos profissionais que prestam serviços na área de alimentos.

PRESTADOR DE SERVIÇOS será responsabilizado por acidentes
causados aos seus consumidores.


Todo cuidado é pouco quando se lida com o público, em especial quando o serviço prestado pode prejudicar a saúde do cliente e do profissional.

Prevenir doenças e promover a saúde é o dever de todos os órgãos de saúde pública, fabricantes, empresários e prestadores de serviços de alimentação, disponibilizamos as normas de vigilância sanitária e de boas práticas no que se refere a instalações físicas, controle de produtos, medidas de higiene e limpeza de materiais.
Os estabelecimentos, devem respeitar e se adequar a legislação sanitária vigente, seguindo as normas de boas práticas, para garantir ao profissional e a seus clientes, segurança e qualidade nos serviços que prestam, evitando riscos à saúde.

Todo estabelecimento deve ter um Manual de Rotinas e Procedimentos, que é um roteiro descritivo de cada serviço prestado, mostrando o passo a passo e as recomendações sobre as atividades executadas.

O Manual deve abordar as rotinas de trabalho assim, na elaboração do Manual, recomenda-se enfocar procedimentos quanto a:



RAZÃO  SOCIAL___________________________________________________
NOME FANTASIA________________________________________________________
ENDEREÇO_______________________________________________________
CEP:___________FONE_____________E-MAIL__________________________
CNPJ__________________________________
RAMO DE ATIVIDADE ______________________________________________
Responsável pelo manual___________________________________________ 
                                                      

MANIPULADORES: 
·         O responsável legal participou de curso de boas práticas.
·         Os manipuladores são treinados pelo proprietário ou pessoa que participou do Curso de Boas Práticas.
·         Os funcionários responsáveis pela manipulação apresentam-se asseados, sem adornos, unhas curtas, limpas e sem esmalte; não
·         utilizam maquiagem e piercing.
·         As mãos estão limpas, livre de ferimentos, se existirem, estão protegidos com cobertura à prova de água (luvas de borracha). 
·         Existência de utilização de luvas descartáveis na manipulação de produtos prontos para o consumo
·         Os funcionários usam uniformes fechados, de cor clara, limpos e bem conservados
·         Usam sapatos limpos, fechados antiderrapante ou botas de uso exclusivo no trabalho
·         Os cabelos estão protegidos por toucas ou redes
·         A barba está feita, o bigode aparado
·         O local de manipulação possui pia exclusiva para lavagem das mãos, abastecida com  sabonete líquido anti-séptico e papel toalha
·         não reciclado
·         Existem cartazes orientando a lavagem e a desinfecção das mãos     

RECEBIMENTO/COMPRA 
·         As matérias primas e os produtos industrializados são procedentes de empresas licenciadas ou cadastradas nos órgãos de vigilância
·         Sanitária.
·         Os produtos alimentícios tercerizados tais como salgados e similares, são provenientes de estabelecimentos cadastrados na vigilância sanitária municipal.
·         São verificados nos produtos adquiridos: data de validade, denominação de venda, lista de ingredientes, conteúdo líquido, lote, n° de registro SIF ou do MS, quando necessário; nome e endereço do fabricante, fracionador, distribuidor e importador, características sensoriais, integridade das embalagens e higiene do produto
·         As carnes/pescados são transportados em veículos limpos, fechados, refrigerados ou isotérmicos
·         Os demais alimentos são transportados em veículos limpos, fechados, refrigerados ou isotérmicos, se necessário;
·         É verificada, na hora do recebimento, a temperatura dos produtos  perecíveis.Temperaturas máximas: congelados: - 12ºC; pescado; + 3ºC; carnes +7°C; refrigerados: +10°C

ARMAZENAMENTO  
·         Os produtos alimentícios são armazenados sobre estrados ou  paletes, em local exclusivo (depósito, armário ou despensa), limpo, arejado,  protegido contra entrada de insetos e roedores e de forma organizada
·         As embalagens de produtos industrializados estão íntegras e com identificação ou rótulo visível
·         Os produtos de limpeza e outros potencialmente tóxicos são armazenados em local separado dos alimentos
·         Os produtos perecíveis estão armazenados em equipamento refrigerado.Temperaturas máximas: carnes: 4°C; pescados: 2°C; hortifruti: 10°C; congelados: - 18° C ou na temperatura recomendada pelo  fabricante

GELADEIRA/FREEZER 
·         A geladeira e o freezer estão instalados longe de fontes de calor  (forno, fogão).
·         A geladeira e o freezer estão limpos e organizados, os produtos estão separados conforme as categorias.
·         A geladeira e o freezer encontram–se em bom estado de conservação.
·         A espessura do gelo não ultrapassa 1 cm.
·         O freezer está regulado para manter os alimentos congelados a  temperatura de –18°C ou na temperatura recomendada pelo fabricante

MANIPULAÇÃO/ÁREA DE PREPARAÇÃO DE LANCHES E PRATOS RÁPIDOS
·         A manipulação dos produtos perecíveis, quando realizada em temperatura ambiente, respeita o prazo máximo de 30 minutos ou de 2 horas em área climatizada entre 12°C e 18°C.
·         Os produtos prontos frios (tortas, bolos, doces, saladas, sanduíches) são colocados sob refrigeração ou congelamento, logo após o término do preparo e mantidos em temperatura abaixo de 5°C ou a -18° C (em caso de congelamento),  até sua comercialização.
·         Os pratos prontos quentes, durante a espera para serem servidos, são mantidos sob temperatura acima de 60°C (máximo de 6 horas); abaixo de 60°C (máximo 1 hora).
·         Os produtos semi-prontos (perecíveis) estão identificados e mantidos sob refrigeração.
·         O descongelamento, quando necessário, é feito sob condições controladas. É efetuado em condições de refrigeração em temperatura inferior a 5°C ou em forno de microondas, quando o alimento for submetido imediatamente a cocção
·         Os alimentos que foram descongelados não são recongelados.     
·         Os alimentos submetidos à cocção atingem, no mínimo 70ºC no seu centro geométrico.
·         Quando há aproveitamento de sobras são obedecidos os critérios de tempo/temperatura estabelecidos na legislação. As frutas, os legumes e as verduras utilizados crus são lavados e desinfetados com produtos registrados no Ministério da Saúde
·         Quais procedimentos de lavagem e desinfecção.     
·         O óleo de fritura não apresenta alteração de cor, odor ou presença de espuma.Encontra-se adequadamente armazenado. (aquecido na faixa de 160°C a 180°C, com tolerância a 190°C)
·         Os ovos trincados são descartados ou separados e identificados para troca.
·         Produtos vencidos não são utilizados/vendidos. São descartados ou são separados e  identificados  para troca.
·         As receitas dos produtos fabricados estão disponíveis aos manipuladores e são seguidas rigorosamente.
·         Ausência de preparações a base de ovos crus ou mal passados (maionese caseira, mousses, glacê de suspiros, etc).

CONTROLE DE QUALIDADE  
·         Monitora diariamente e registra em planilha própria a temperatura de equipamentos de frio e térmicos. 
·         Não utiliza alimentos com prazo de validade vencido no processo.     
·         Produtos para devolução estão identificados e separados.

EQUIPAMENTOS 
·         O número de equipamentos e mobiliário é compatível com o volume  
·         de produção.
·         Os equipamentos e/ou utensílios que entram em contato com alimentos potencialmente contaminados (carnes cruas e outros) são limpos e desinfetados antes de entrar em contato com alimentos prontos para consumo.
·         Os equipamentos de medição balanças, termômetros são calibrados por empresa qualificada e a calibração é registrada.
·         Os fornos são revestidos com material sanitário e refratário.       
·         Os equipamentos possuem dispositivos de proteção e segurança (as partes móveis, de corte, cilindro, serras).
·         As mesas, bancadas, armários, pias cubas, tanques são revestidas de material sanitário e estão bem conservadas e limpas.

LIMPEZA E DESINFECÇÃO  
·         A higienização do ambiente, equipamentos e utensílios está descrita na forma de POPs. Estes estão disponíveis aos empregados e são devidamente cumpridos.
·         O ambiente interno e externo, os equipamentos e os utensílios são mantidos organizados, limpos e desinfetados, sempre que necessários.
·         O sabão, o detergente, o desinfetante são procedentes de empresas licenciadas, contém no rótulo o modo de uso, reg. na ANVISA, o químico responsável.
·         A etapa de higienização é realizada em área própria ou na impossibilidade, de forma a evitar a contaminação cruzada.
·         Os utensílios utilizados estão limpos, sem pontos escuros e/ou amassamentos.
·         Os utensílios utilizados são limpos e desinfetados a cada uso.
·         Os equipamentos de pequeno porte (máquina de moer e fatiar) são higienizados de forma a garantir a segurança do alimento.
·         Ausência de caixas de madeira ou papelão na área de manipulação.     
·         As embalagens dos ingredientes utilizadas na preparação das refeições encontram-se fechadas, limpas e adequadamente armazenadas.
·         Não são utilizados panos convencionais (panos de prato) para secagem das mãos e utensílios.
·         Não são utilizadas escovas de metal, lã de aço ou outros materiais abrasivos na limpeza de equipamentos e utensílios.
·         Os uniformes, panos de limpeza são lavados fora da área de produção.

ÁREA DE VENDA  
·         Os alimentos expostos à venda estão adequadamente protegidos contra poeira, pragas urbanas e outras contaminações externas.
·         Os pratos prontos frios permanecem  expostos, no máximo,  por 4 horas (abaixo de 10° C) ou  por 2 horas (10° C a 21°C).
·         Os produtos prontos quentes, expostos ao consumo, permanecem no mínimo a 60ºC por no máximo 6 horas ou abaixo de 60ºC por 1 (uma) hora no máximo.
·         Os produtos com prazos de validade vencidos são diariamente retirados da área de venda e descartados ou separados e identificados para troca.
·         Os produtos embalados na ausência do consumidor apresentam: denominação de venda, lista de ingredientes, conteúdo líquido, identificação da origem, identificação do lote, data de fabricação, prazo de validade, instruções de preparo, informação nutricional e quando necessário, o registro nos órgãos competentes. 
·         Os produtos industrializados estão acondicionados em embalagens íntegras e possuem no rotulo as informações gerais obrigatórias e as informações nutricionais obrigatórias.
·         Os produtos preparados ou fracionados e embalados na presença do consumidor têm as seguintes informações: nome do produto marca, quantidade, ingredientes, preço e validade.
·         As embalagens de produtos prontos para consumo, entregues em domicílio, possuem sistema de lacre ou selo garantindo a sua inviolabilidade.
·         As sobras de produtos fracionados na área de venda estão acondicionados em embalagens adequadas e íntegras. As informações do rótulo original foram transcritas. 
·         O estabelecimento que comercializa bebida alcoólica mantém visível na área de consumação e/ou  venda cartaz com os dizeres: “É PROIBIDA A VENDA DE BEBIDA ALCOÓLICA PARA MENORES DE 18 ANOS. Legislação: Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal 8069, de 13/07/90”.
·         Nos locais de consumação de alimentos é obrigatória a existência de cardápio impresso em Braille disponível e acessível para o deficiente visual.
·         O estabelecimento mantém visível na área de consumação e/ou  venda cartaz é proibido fumar.
·         Ausência de produtos com prazos de validade vencidos.

ÁGUA 
·         A água utilizada é de abastecimento público
·         O estabelecimento possui reservatório com superfície lisa, sem rachaduras e com tampas integras, impedindo o acesso de animais e pessoas estranhas.
·         São lavados e desinfetados, no mínimo, de 6 em 6 meses, descritos na forma de Procedimento Operacional Padronizado, e disponível para Autoridade
·         Sanitária.
·         O estabelecimento utiliza fonte alternativa de água (poço, mina ou de caminhão pipa).
·         Possui licença de outorga de uso para exploração da água de poço.      
·         Possui cadastro do poço na Vigilância Sanitária Municipal.
·         Água proveniente de fonte alternativa é tratada e possui laudo de      
·         análise laboratorial.
·         Apresenta cópia da análise de cloro residual livre de cada carga de água transportada pelo caminhão pipa, bem como cópia da nota fiscal.
·         O gelo é proveniente de água potável, quando produzido no próprio local. Quando industrializado é embalado e devidamente rotulado.

LIXO 
·         O lixo é acondicionado em sacos plásticos separados (seco do orgânico) e depositado  em recipientes com tampa acionada com o pé.
·         Os recipientes são de fácil limpeza e lavados, no mínimo, diariamente.
·         O lixo é retirado da área de manipulação  pelo menos 1 vez ao dia.      
·         O estabelecimento possui local próprio e adequado para o armazenamento externo do lixo, protegido de chuva, sol, acesso de pessoas estranhas, animais domésticos e roedores.
·         O lixo disposto na via pública está acondicionado de modo a impedir vazamentos e odores.

CONTROLE DE INSETOS E ROEDORES  
·         As janelas, portas e aberturas são protegidas com telas milimétricas: 2mm.
·         As grelhas e ou ralos possuem proteção contra entrada de insetos e roedores.
·         As portas apresentam proteção na parte inferior contra entrada de insetos e roedores e possuem mola.
·         Os ralos são sifonados.
·         A aplicação do desinfestante é realizada por empresa credenciada nos órgãos de vigilância sanitária, com a apresentação da licença de funcionamento.
·         Apresentação de proposta da empresa contratada, contemplando as medidas preventivas a serem adotadas pelo contratante, com relatório técnico da visita.
·         Apresentação do certificado de execução do serviço, informando os produtos utilizados, métodos, registro do MS, indicações para uso médico e responsável técnico.

INSTALAÇÃO/EDIFICAÇÃO 
·         O estabelecimento tem acesso direto e independente de moradia     
·         Os arredores estão livres de sucatas, lixo, animais e outros possíveis agentes contaminantes.
·         As paredes, tetos e pisos estão revestidas de material de fácil limpeza, bom estado de conservação (livres de rachaduras, buracos, goteiras, descascamentos, infiltrações e bolores). 
·         As portas e janelas estão bem conservadas e são de fácil limpeza     
·         O piso é de material liso, impermeável, lavável, de cores claras e em bom estado de conservação, antiderrapante  e tem caimento em direção aos ralos.
·         As instalações elétricas estão bem conservadas (sem fios aparentes ou descascados).
·         A intensidade e a distribuição da iluminação é adequada.
·         Luminárias protegidas contra quedas acidentais e explosão, em adequado estado de conservação e higiene
·         O local possui ventilação suficiente para proporcionar conforto térmico
·         O sistema de esgoto está sem refluxo, odores e livre de vazamentos.





SANITÁRIOS E VESTIÁRIOS PARA FUNCIONÁRIOS
·         Apresentam piso, paredes e teto de material liso, resistente e impermeável, ventilação adequada, telas milimétricas nas aberturas, porta com mola em bom estado de conservação e higiene
·         Os vasos sanitários possuem assento com tampa
·         O descarte do papel higiênico é feito em lixeira com pedal e tampa (quando destinado a mulheres) ou diretamente no vaso sanitário (quando ligado diretamente a rede de esgoto)
·         Possuem lixeiras com tampa e sacos plásticos para o descarte do papel toalha
·         Possuem pia, sabão líquido anti-séptico e toalha descartável para a higienização das mãos
·         Possuem chuveiro  
·         Os vestiários possuem armários em número suficiente e em bom estado de conservação
·         Caso não possua vestiário, o banheiro comporta armário para uso de funcionários.

SANITÁRIOS PARA O PÚBLICO  
·         O piso, rodapé, maçanetas, ralos, pias, mesas, equipamentos, sanitários encontram-se em condições de higiene adequadas.São lavados e desinfetados, no mínimo, diariamente.

HIGIENE DAS INSTALAÇÕES  
·         O piso, rodapé, maçanetas, ralos, pias, mesas, equipamentos, sanitários encontram-se em condições de higiene adequadas.
·         Luminárias, forros e caixa de gordura encontram-se em condições de higiene adequadas.
·         Os produtos desinfetantes utilizados são registrados no Ministério da Saúde
·         Para os procedimentos de lavagem e desinfecção são observadas as instruções de modo de uso que consta no rótulo do produto
·         Paredes, portas, prateleiras, equipamentos de frio encontram-se em condições de higiene adequadas. São lavados e desinfetados, no mínimo, semanalmente.