Manual de Rotinas e Procedimentos p/ ODONTOLÓGICOS

ATENÇÃO AO CONSUMIDOR

O perfil do consumidor brasileiro mudou, esta mais atendo a higiene do estabelecimento, procedimentos de higiene dos profissionais que prestam serviços na área de Beleza em geral.

PRESTADOR DE SERVIÇOS será responsabilizado por acidentes
causados aos seus consumidores, por exemplo:

- Alergias e ou intoxicações a produtos químicos utilizados na prestação de serviços, quando não forem realizados testes para verificar o nível de tolerância ao produto;
- Quando não utilizar equipamentos devidamente esterilizados ou descartável, que possam causar transmissão de doença como Aids, Hepatite B e C , Micoses, infecções, etc.

Todo cuidado é pouco quando se lida com o público, em especial quando o serviço prestado pode prejudicar a saúde do cliente e do profissional.

Prevenir doenças e promover a saúde é o dever de todos os órgãos de saúde pública, fabricantes, empresários e prestadores de serviços de embelezamento, disponibilizamos as normas de vigilância sanitária e de boas práticas no que se refere a instalações físicas, controle de produtos, medidas de higiene e limpeza e esterilização de materiais.
Os estabelecimentos, devem respeitar e se adequar a legislação sanitária vigente, seguindo as normas de boas práticas, para garantir ao profissional e a seus clientes, segurança e qualidade nos serviços que prestam, evitando riscos à saúde.

Todo estabelecimento deve ter um Manual de Rotinas e Procedimentos, que é um roteiro descritivo de cada serviço prestado, mostrando o passo a passo e as recomendações sobre as atividades executadas.

O Manual deve abordar as rotinas de trabalho assim, na elaboração do Manual, recomenda-se enfocar procedimentos quanto a:

RAZÃO  SOCIAL__________________­­­­­­_______________________________
NOME FANTASIA________________________________________________
ENDEREÇO_____________________________________________________
CEP:___________FONE_____________E-MAIL_______________________
CNPJ__________________________________
RAMO DE ATIVIDADE ____________________________________________
Responsável pelo manual_________________________________________ 

Este folheto tem como objetivo básico servir como modelo para elaboração do Manual de Rotinas e procedimentos para Estabelecimentos de atendimento em saúde.


Manual de Rotinas e Procedimentos
(REGULAMENTO INTERNO)
É a descrição generalizada dos procedimentos e atividades executadas em estabelecimentos Saúde, visando uma melhor conduta dos profissionais.
Para aprovação desta unidade, após a vistoria ‘’in loco’’ e adoção pelo serviço, conforme a Resolução SS-15, de 18-1-99 para concessão da Autorização Especial de funcionamento.
Apresentar junto a solicitação de licença de funcionamento inicial ou renovação, assinado e datado pelo Responsável Técnico.
  • Conteúdo
Sugestão de ordenação de conteúdo:
I - Identificação do Estabelecimento
  • Nome e endereço do estabelecimento
  • Nome e CROSP do responsável técnico

II - Objetivos do estabelecimento

III - Objetivo do manual
IV - Referências
  • Regulamentação utilizada como referência para o desenvolvimento desse manual.

V - Definições adotadas para efeito deste manual

VI - Abrângencia
Este manual de Rotinas e Procedimentos se aplica:
  • Consultório odontológico do tipo I
  • Consultório Odontológico do tipo II
  • Clínica Odontológica do tipo I
  • Clínica Odontológica do tipo II
  • Clínica Modular
  • Instituto de Radiologia Odontológica
  • Instituto de documentação Radiológica
  • Policlínica
  • Policlínica de Ensino

VII - Tipos de procedimentos realizados no local

VIII -Esterilização
  • Equipamentos utilizados para a esterilização
  • Relação de tempo e temperatura utilizado na esterilização
  • Tipo de esterilização adotada ( químico, físico ou ambos)
  • Tipo de embalagem utilizada
  • Acondicionamento de materiais estéreis
  • Informar se é adotado algum tipo de controle de eficácia da esterilização ( químicos, fitas ou selos e biológicos) e se são assentados em livros
  • Observação do prazo de validade da esterilização

IX - Condições e quantidades de instrumentais

  • Número de instrumentais necessários para realização dos procedimentos
  • Número de pacientes atendidos diariamente

X - Equipamentos de proteção individual

  • Tipos de equipamentos de proteção individual utilizado

XI - DESTINO DOS RESÍDUOS